SellPrint Gráfica & Editora

Impressão

Estar familiarizado com os tipos de impressão gráfica na hora de contratar e enviar seus arquivos para uma gráfica é essencial, até mesmo para correta composição dos arquivos, e conhecer os processos de impressão é muito importante na hora de definir os custos e prazos para impressão de qualquer projeto gráfico.

Relacionamos abaixo alguns dos métodos mais utilizados para produção gráfica e as características de cada um.

Impressão Offet

Offset

Impressão off-set: Equipamentos com 2, 4 ou mais cores para impressões com economia de escala nas pequenas, médias e grandes tiragens em quadricromia e cores especiais Pantone.

O sistema de impressão off-set é que dá o toque primordial de qualidade a um impresso.

A impressão offset é uma ótima opção quando se necessita de economia. Basicamente o sistema de impressão utiliza a imagem gravada em uma chapa de metal através de fotolito ou CTP transferindo a tinta para o papel através de cilindros de borracha.

 

Impressão digitalImpressão digital

Desde que foi introduzida a impressão digital tem ganhado muito do mercado gráfico, por sua agilidade e também pela facilidade do processo de impressão, pois as imagens são transferidas diretamente do computador para o papel, da mesma forma que as impressoras pessoais que temos em casa.

 

TipografiaImpressão tipográfica

Um dos primeiros métodos de impressão, a tipográfica que foi criada por Gutenberg, utiliza o conceito de impressão em relevo, onde a imagem a ser impressa é gerada em uma superfície e depois transferida para o papel. Aos poucos esse método está se tornando obsoleto, ficando ultrapassado pelos métodos atuais que dão mais agilidade e recursos na produção gráfica.

 

Impressão eletrostática

Impressão eletrostática

È muito semelhante a fotocópia, pois a imagem é transferida para o papel através do calor, e assim como a impressão digital é indicada para produção de pequenas tiragens.

 

Serigrafia

Serigrafia

A serigrafia é um dos métodos de impressão mais antigos desta lista, também com a evolução da tecnologia tem perdido bastante do seu destaque, mas ainda é mito utilizado na produção de brindes e estamparia. Na serigrafia a imagem é gravada em uma tela de tecido, por meio de emulsões e posteriormente transferida para o papel ou a peça a ser personalizada.